NEGÓCIO FECHADO

Logo que ele saiu do elevador, entrou correndo na sala de reuniões e os diretores da empresa já estavam todos sentados ao redor de uma mesa enorme. Ele sabia que precisava ser perfeito naquele dia, pois somente assim conseguiria fechar um negócio fundamental para sua carreira. Precisava de investimentos em um projeto que fora construído com muita dedicação e que seria capaz de revolucionar o mundo dos negócios. Imediatamente pendurou gráficos, distribuiu folhetos e não parou de falar um só instante. Sempre usava a fala exagerada como uma de suas técnicas de vendas, assim conseguia hipnotizar os clientes. Era uma estratégia infalível, que ele tinha desenvolvido ao longo dos anos.
- Os senhores verão, através destes dados detalhados e do estudo que vou lhes apresentar que, com este investimento poderemos chegar a um faturamento de até 21% ao mês e ainda mudar as diretrizes atuais do mercado. Largaremos na frente e o tempo que os concorrentes vão levar para nos copiar será a grande garantia da multiplicação de nossos lucros e... – era uma avalanche de informações, números e argumentos variados para convencer os diretores da empresa. Possuía um enorme conhecimento sobre o mercado e havia passado anos desenvolvendo aquele projeto, portanto, era o grande momento de sua vida. Foi respondendo as perguntas dos diretores de maneira convincente e pouco a pouco envolvendo todos em sua idéia inovadora. Permaneceu concentrado durante toda a reunião, que já durava horas. Aos poucos ele percebeu que estava se saindo bem e muito próximo de obter sucesso, pois alguns diretores já balançavam a cabeça em sinal de positivo. Outros sorriam com cara de satisfação e mantinham os olhos fixos nos gráficos com uma expressão de quem estava aprovando tudo. A sorte parecia estar com ele naquele dia. Ao final de sua explanação, surpreendentemente, os diretores levantaram de suas cadeiras e aplaudiram. Ele havia conseguido. Seria o maior negócio de sua carreira. Uma nova vida para a família, com mais conforto e riquezas. Quando os aplausos silenciaram, ele estava com o olhar perdido através da janela, concentrando-se para não chorar de emoção. Então soltou um grito desesperado, bem no meio da sala de reuniões:
- Puta que pariu!!!
Foram as últimas palavras que ele disse em seu pronunciamento aos diretores da empresa, antes do primeiro avião atingir o World Trade Center. O negócio nunca aconteceu.

Publicado em 27 de março de 2009.

Um comentário:

  1. Essa concerteza é um dos teus melhores textos ... Abraço !

    ResponderExcluir